Quimono-Saia pregueada- casaqueto
MODA JOVEM - Ilustração de Roberto Marques feita em 1972, para a revista A Cigarra

 
 

oberto Marques começou costurando para si mesmo, a família e os amigos quando era jovem. Simultaneamente, dedicava-se ao desenho de histórias em quadrinhos, pois essa era a profissão que pretendia seguir, além de trabalhar em uma tornearia.

Aos 20 anos, começou a desenhar moda profissionalmente, para o Jornal Gil, de Gil Brandão. Logo, passou a produzir moldes e textos explicativos sobre a montagem de roupas, não apenas para o jornal, mas também para a revista Figurinos, da Editora Vecchi. Em 1969, foi chamado para trabalhar na revista A Cigarra, dos Diários Associados. Nessa revista, era o responsável por toda a seção de moda, pelo caderno de moldes, com as explicações necessárias para a montagem de roupas e as folhas em que os moldes são traçados.

 
Foi convidado pela Editora Abril em 1974, por conta do grande sucesso de vendas da revista A Cigarra, para trabalhar na revista Manequim, com as mesmas funções que exercia em A Cigarra. Alguns anos mais tarde, deixou de ser responsável pela seção de moda da revista, atuando eventualmente como consultor. Fez alguns trabalhos para a revista Criativa, da Editora Globo, no período em que ela apresentava trabalhos manuais. Realizou também alguns trabalhos para o jornal O Dia.
Foi chamado para lançar a revista Moda Moldes, da Editora Globo, mas não julgou possível aceitar o convite, por motivos pessoais e profissionais. Com outros sócios, dirigiu sua própria confecção por cerca de 20 anos.
Vestido,  túnica e calça
MODA SENHORA - Ilustração de Roberto Marques
feita em 1972, para a revista A Cigarra
     
 

MODA INFANTIL - Ilustração de Roberto Marques feita em 1972, para a revista A Cigarra
Hoje, 43 anos (em 2007) após seu início profissional, e com uma equipe de colaboradores (e amigos), continua trabalhando para a revista Manequim, da Editora Abril, as revistas Figurinos, da Editora On-line, e a revista Molde e Cia., da Editora Escala.

Roberto Marques foi o responsável pela introdução, no mercado de revistas, de técnicas de costura acompanhadas de instruções detalhadas, gráficos explicativos e moldes testados. Isso demonstra a dedicação, o cuidado e o profissionalismo inerentes ao seu trabalho, para satisfazer tanto as inúmeras leitoras que o acompanham em todos esses anos, quanto as novas leitoras que surgem. “As leitoras são nossas parceiras, nossas colegas. Elas é que nos ajudam a criar um trabalho de qualidade”, define Roberto Marques.